Foi no Vai Vai escola de samba remanescente do Quilombo Saracura, situado no bairro hoje conhecido com Bexiga, região central de São Paulo que o G&P Finanças para Mulheres Negras estreou o projeto Finanças dá Samba, que visa promover a educação financeira para mulheres negras integrantes das escolas de samba tradicionais de São Paulo .
O Vai-Vai, é uma das escolas de samba mais populares de São Paulo e com uma predominância negra entre seus integrantes . Falar da mulher negra e seu papel na construção da estrutura econômica em África e na diáspora é uma forma de recordar este grupo do potencial e da criatividade que muitas vezes é invisibilzada em seus ambientes .
“Estou muito feliz por participar deste curso porque é uma oportunidade de aprender e ensinar e fortalecer nossa comunidade” declarou dona Silvia, 77 anos, integrante da Velha Guarda do Vai Vai. “Hoje, com 35 anos e já estabilizada profissionalmente, eu pude perceber aqui neste curso, a importância da ancestralidade e das mais velhas na minha trajetória de vida” disse Tássia , passista da escola.
Levar o conhecimento ancestral para o fortalecimento da autoestima de mulheres em espaços onde esta relação não costuma ser pensada é o propósito do Projeto Finanças dá Samba , contemplado pelo Edital “ Juntos para Transformar do Grupo Carrefour Brasil